Mecanização ajuda cafeicultura mineira a enfrentar desafios 4655a

Linha completa de tratores da LS Tractor, com modelos compactos a médios, será destaque da fabricante sul-coreana na Expocafé, que começa hoje e termina no próximo dia 29, em Três Pontas/MG 6u6646
A safra de café em Minas Gerais este ano está projetada para alcançar 24,8 milhões de sacas, representando uma redução de 11,6% em relação ao ciclo anterior, que registrou 28 milhões de sacas. Esse decréscimo é atribuído a fatores como o ciclo de bienalidade negativa, que resulta em menor produtividade, e condições climáticas adversas, como ondas de calor e escassez de chuvas nos meses que antecederam a floração. Afetando assim, negativamente o desenvolvimento dos grãos. Além disso, a área em produção também apresentou queda de 2,4%, totalizando pouco mais de 1 milhão de hectares.
Apesar desses desafios, o café continua sendo um dos principais motores da economia do estado. Em 2024, as exportações dos grãos geraram US$ 7,9 bilhões, correspondendo a 46,1% do total comercializado pelo agronegócio mineiro, que somaram US$ 17,1 bilhões. Para ajudar o cafeicultor, é importante reduzir custos na atividade, e claro, aumentar a produtividade. Para isso, é preciso um conjunto de práticas, dentre elas, o da mecanização. O uso por exemplo dos tratores otimiza as práticas do dia a dia nos cafezais, especialmente nos terrenos mais acidentados.
Para mostrar ao cafeicultor como essas máquinas podem auxiliá-los, a LS Tractor, por meio da concessionária Motopema Tratores, estará a partir de hoje e segue até o próximo dia 29, na Expocafé 2025 em Três Pontas (MG). A empresa apresenta sua linha completa de tratores projetados para atender as necessidades do setor cafeeiro, com foco em tecnologias que favorecem a operação em espaços s, terrenos inclinados e regiões montanhosas. “O portfólio contempla desde modelos compactos para pequenas propriedades até máquinas mais robustas, pensadas para produtores de maior escala”, diz Astor Kilpp, consultor de produtos da marca.
Os visitantes podem conhecer e optar por modelos como os novos MT4 70 e MT2 27E, além do consagrado R65 e o MT7.80F. Todos equipados com transmissões LS Synchro Shuttle com super redutor (Creeper) e reversor sincronizado. As potências variam entre 25cv e 105cv, atendendo diferentes demandas do setor, com muita eficiência operacional e economia de combustível.
O trator MT4 70, foi projetado para atender às diversas demandas da agricultura nacional e a cafeicultura é uma das mais importantes para este modelo, único em sua categoria, com o motor LS Diesel de quatro cilindros e potência de 62 cv com torque adequado a sua potência. Possui uma transmissão LS de 32 marchas a frente e 16 à Ré com super redutor integrado, um eixo dianteiro HD, que dá maior capacidade de carga e estabilidade no trabalho. Além de um sistema hidráulico com capacidade de levante 1.655 kg e controle remoto com vazão variável com ajuste de 0 à 35l/m, em uma das válvulas.
Já o MT2 27E se encaixa muito bem para os pequenos produtores. Com porte menor, foi desenvolvido para uso intensivo, para facilitar e mecanizar o trabalho. Apesar de pequeno é equipado com motor LS diesel três cilindros de 25 cv de potência, transmissão LS de 12 marchas à frente e 12 a ré e reversor sincronizado, para pequenos produtores uma grade solução.
O modelo R65 aparece nas versões cabinado e plataformado, ambos com 65cv, motor LS turboalimentado, a transmissão LS com 32 opções de velocidade de trabalho com super redutor Creeper e reversor sincronizado, um sistema hidráulico de levante com capacidade de 1.250 kg. A opção com cabine oferece um alto padrão de conforto, um ambiente com eficiente isolamento térmico e sonoro, muito mais qualidade de vida para o operador, enquanto a outra opção sem cabine, garante a eficiência e conforto operacional nas atividades menos agressivas e também uma ótima opção em terrenos acidentados.
Para espaços reduzidos como renques de cafeeiros, o MT7.80F surge como opção ideal, com estrutura estreita e alto torque e potência necessária principalmente para tracionar implementos de maior capacidade. “Nosso portfólio foi desenvolvido para entregar desempenho superior em qualquer condição de terreno. Na cafeicultura, isso significa mais produtividade com menos desgaste para o operador e para o trator”, afirma Kilpp. “Estamos levando à Expocafé tratores versáteis, com configurações que atendem desde as pequenas propriedades até grandes lavouras, com tecnologia embarcada e excelente relação custo-benefício”, salienta.
Sobre a feira
Em sua 28ª edição, a Expocafé é considerada a principal feira da cafeicultura no Brasil. O evento promovido pela Cocatrel, Prefeitura Municipal de Três Pontas e UFLA reúne produtores, pesquisadores e empresas do setor para discutir tecnologia, mecanização, sustentabilidade e futuro da cultura.
“A nossa participação representa uma oportunidade estratégica para fortalecer sua presença no setor cafeeiro e destacar as soluções inovadoras com os tratores LS Tractor e implementos agrícolas. Este será o nosso primeiro ano na feira, o que marca um o importante em nossa trajetória de expansão e consolidação no mercado mineiro”, afirma, Thiago Ferreira, gerente da LS Motopema.


Kassiana Bonissoni