Wilson Santos destaca programa “Solo Vivo” que vai fomentar a cadeia produtiva de MT 5z3o5n

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) prestigiou, no último sábado (24), no assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde, a solenidade de lançamento do programa Solo Vivo, uma importante iniciativa do Governo Federal voltada para a recuperação de áreas degradadas e o fortalecimento da agricultura familiar. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Mauro Mendes (União), do ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, representantes de entidades públicas, além de outras lideranças políticas do Estado. 2u3a5v
“Mato Grosso recebe o programa Solo Vivo para fortalecer a nossa cadeia produtiva. Essa é a oportunidade para mudar a cara da reforma agrária. Eu fiz questão de prestigiar este evento e torcer para que não só beneficie esses dez assentamentos do Estado, como, também, dê certo para alcançar outras regiões em todo país. Foi um dia histórico para a reforma agrária, onde o solo será corrigido e permitirá o aumento da produtividade do trabalhador do campo, gerando renda e levando o alimento de qualidade na mesa do cidadão. Esses investimentos chegam em boa hora para quem vive da terra”, posicionou o parlamentar.
Conhecedor das dificuldades enfrentadas por agricultores familiares, Wilson tem acompanhado de perto os avanços e os desafios dos assentamentos mato-grossenses desde o início de sua trajetória política. Ele ressaltou a importância de políticas públicas que incentivem a permanência das famílias no campo. “A sucessão rural a necessariamente por condições de trabalho adequadas. Quando o jovem vê que é possível produzir com dignidade, ele permanece no campo e dá continuidade ao legado da família”, comenta.
Durante a cerimônia, o presidente Lula oficializou a entrega de maquinários agrícolas – pá carregadeira, dois tratores, uma calcareadeira e duas grades aradoras por município contemplado – e anunciou investimentos voltados ao aumento da produtividade nos assentamentos rurais. Em Mato Grosso, dez assentamentos serão contemplados nesta primeira etapa, em que o Governo Federal destinará R$ 42,8 milhões ao programa para atender os municípios de Campo Verde, Alto Araguaia, Poconé, Rosário Oeste, Barra do Bugres, São Félix do Araguaia, Matupá, Juína, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos.
O programa Solo Vivo envolverá a parceria do MAPA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso (Fetagri) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do IFMT (FNADIF).
Da Assessoria