Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Seminário Internacional do Agronegócio marca os 60 anos da Famato com diálogo entre o campo e o Judiciário 1b644u

Seminário Internacional do Agronegócio marca os 60 anos da Famato com diálogo entre o campo e o Judiciário
Compartilhe!

Com o objetivo de fortalecer as relações entre o setor produtivo e o Judiciário, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) abriu oficialmente a 6ª edição do Seminário Internacional Multidisciplinar do Agronegócio — promovido pela Famato e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). O evento reuniu, na noite desta quinta-feira (22/05), produtores rurais, magistrados, juristas, autoridades, presidentes de sindicatos rurais e especialistas para debater temas que afetam diretamente o presente e o futuro do agronegócio. A programação segue até sexta-feira (23/05), com discussões que envolvem Direito, economia, tecnologia e meio ambiente. 5u6b15

O seminário contou com a presença, no dispositivo de honra, do governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes; dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), José Afrânio Vilela e Luiz Alberto Gurgel de Faria; do presidente da Escola da Magistratura de Rondônia e vice-presidente do Copedem, desembargador Alexandre Miguel; do diretor-geral da Esmagis-MT, desembargador Márcio Vidal; da presidente da OAB-MT, dra. Gisela Alves Cardoso; da secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Linacis Pinho da Silva; do presidente da FIEMT, Silvio Rangel; do ex-ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; da secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema-MT, Lilian Ferreira dos Santos; da presidente da Associação Mato-Grossense dos Magistrados (AMAM), juíza Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli; do vice-reitor da UFMT, Silvano Macedo; e do superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini.

Na cerimônia de abertura, o público foi conduzido a um momento de identidade e emoção ao ouvir o Hino Nacional Brasileiro executado na tradicional viola de cocho por Eduardo Madá, com interpretação vocal do cantor Luan Cortez — uma reverência à cultura mato-grossense que simboliza a conexão entre tradição e inovação no campo.

O Seminário Internacional Multidisciplinar do Agronegócio se consolida como um espaço estratégico de debate, construção e articulação em defesa de um agro forte, justo e sustentável. Neste ano, em que celebra seis décadas de história, a Famato reforça sua missão de representar os produtores rurais de Mato Grosso com excelência técnica, visão de futuro e compromisso com o Brasil.

Ao discursar na abertura, o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, destacou que o Seminário Internacional do Agronegócio celebra os 60 anos da Famato promovendo um diálogo histórico entre o campo e o Judiciário, reunindo autoridades, ministros e representantes do Judiciário brasileiro, e reafirmando a força da representatividade e o compromisso com um agro forte, seguro e sustentável.

“Este seminário nasceu com um propósito muito claro: fortalecer o diálogo entre o campo e o Direito, entre quem produz com responsabilidade e quem garante a segurança jurídica essencial para que o Brasil continue alimentando o mundo. Ao longo desses anos, vimos este evento se consolidar como um espaço de respeito, aprofundamento técnico e construção de soluções para os grandes desafios do setor”, afirmou.

Neste ano, o seminário está estruturado em torno de três grandes eixos temáticos: Tecnologia, Globalização e Mudanças Climáticas — pilares que, segundo Tomain, representam os principais vetores do agronegócio contemporâneo.

“Tecnologia, porque é ela que impulsiona a produtividade, a rastreabilidade, a sustentabilidade e a competitividade do agro brasileiro. Globalização, porque estamos inseridos em um cenário internacional em constante transformação, onde decisões tomadas fora do país afetam diretamente o nosso produtor rural. E Mudanças Climáticas, porque somos o setor que mais depende da natureza e, ao mesmo tempo, o que mais tem preservado e se adaptado com responsabilidade”, completou.

O presidente da Famato ainda ressaltou a importância da parceria institucional com a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT): “A Esmagis tem se consolidado como um polo de excelência na formação de magistrados e como uma instituição comprometida com a abertura ao diálogo entre o Poder Judiciário e os diversos segmentos da sociedade. Sua atuação tem sido essencial para o fortalecimento de uma Justiça sensível às realidades do campo.”

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, ressaltou o papel do Judiciário na construção de um ambiente de segurança jurídica para o setor agropecuário: “O Poder Judiciário de Mato Grosso se une à Famato, ao Senar e à Esmagis na realização deste relevante Seminário Internacional Multidisciplinar do Agronegócio. Com espírito colaborativo e visão voltada para o futuro, construímos juntos este espaço de diálogo, conhecimento e troca de saberes. Reconhecemos que o agronegócio mato-grossense é pilar fundamental do desenvolvimento socioeconômico do nosso estado. Por isso, é urgente atender ao clamor do campo por segurança jurídica, elemento essencial para que o produtor rural possa atuar com confiança, competitividade e responsabilidade. Este seminário já se consolida como um ponto de convergência entre o conhecimento técnico e o ordenamento jurídico, promovendo os instrumentos necessários para assegurar o respaldo legal ao produtor. Produzir com responsabilidade, sustentabilidade e segurança jurídica é o caminho para a promoção da justiça e do desenvolvimento sustentável.”

Para o governador Mauro Mendes, “o agronegócio é a espinha dorsal da economia brasileira, responsável por cerca de 25% do nosso PIB e pela consolidação do Brasil como líder global na produção de alimentos. Aqui em Mato Grosso, aliamos produtividade e responsabilidade ambiental — preservamos mais de 60% do nosso território, bem acima de potências como EUA e China. Investimos pesado em infraestrutura, com mais de 7 mil quilômetros de novas rodovias até 2026, e buscamos, com segurança jurídica e estabilidade institucional, criar um ambiente favorável para quem quer produzir, investir e gerar qualidade de vida para a nossa população.”

O governador também ressaltou a importância da representatividade da Famato na realização do seminário, destacou a parceria institucional com o Poder Judiciário e parabenizou o presidente Vilmondes pelo protagonismo e pela condução da entidade nestes 60 anos de história.

A solenidade também contou com a participação do vice-presidente da Famato, Ilson Redivo, dos diretores Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e Robson Marques (istrativo e Financeiro), de autoridades e de diversas instituições.

O evento conta com o apoio com apoio da Esmagis-MT, Fiemt, Fecomércio-MT, OAB-MT e Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso (ESA-MT).

Por Vania Costa / Ascom Famato

Célio 52g1d

Agtech capta US$ 2,5 mi e mira investimento em IA avançada para o agro

Agtech capta US$ 2,5 mi e mira investimento em IA avançada para o agro 543z6m

Vacinas autógenas e soluções nutricionais naturais são destaques da Phibro na Aquishow Brasil 2025

Vacinas autógenas e soluções nutricionais naturais são destaques da Phibro na Aquishow Brasil 2025 4y5260

Novo trator leva eficiência aos agricultores familiares do Norte do Brasil

Novo trator leva eficiência aos agricultores familiares do Norte do Brasil 3w5a65

Fazenda da Matta reforça compromisso ambiental com preservação de mata nativa do Cerrado

Fazenda da Matta reforça compromisso ambiental com preservação de mata nativa do Cerrado 6v3533

Falta de planejamento jurídico pode pôr fazendas em risco

Falta de planejamento jurídico pode pôr fazendas em risco 5so27

Empresa de adjuvantes estreia na AgroBrasília com soluções para a agricultura do Centro-Oeste

Empresa de adjuvantes estreia na AgroBrasília com soluções para a agricultura do Centro-Oeste 3z2m56

LIVE OFFLINE
track image
Loading...