Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Famato e Câmara de Comércio Brasil-Califórnia estreitam laços para impulsionar o agronegócio mato-grossense 6x3w25

Famato e Câmara de Comércio Brasil-Califórnia estreitam laços para impulsionar o agronegócio mato-grossense
Compartilhe!

Na segunda-feira (19/05), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, recebeu em Cuiabá a visita institucional de Felipe Cusnir, presidente da Brazil California Chamber of Commerce (BCCC). O encontro marcou o início de uma aproximação estratégica entre Mato Grosso e os Estados Unidos, com foco na promoção de exportações, inovação e atração de investimentos em infraestrutura logística, energia e tecnologia voltados ao agronegócio. 291c14

A agenda foi viabilizada por meio de uma articulação do escritório Nelson Wilians Advogados (NWADV), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT). A iniciativa busca conectar o setor produtivo mato-grossense ao ecossistema de inovação e comércio internacional norte-americano.

Durante a visita, o superintendente do Sistema Famato, Cleiton Gauer, apresentou um panorama completo do agronegócio estadual, destacando a força econômica do setor, o perfil dos produtores, os sistemas produtivos adotados e os desafios enfrentados, principalmente fora da porteira. “O agro é o motor da economia e gera renda para o país. Embora haja espaço para evolução dentro das propriedades, os principais gargalos estão relacionados à infraestrutura e logística”, observou Gauer.

Mato Grosso é o maior produtor de grãos do Brasil e detém o maior rebanho bovino do país, com aproximadamente 32 milhões de cabeças. A prática do plantio direto e o uso intensivo da terra, com possibilidade de duas safras ao ano, demonstram a eficiência do modelo produtivo mato-grossense.

Para o presidente da Famato, a aproximação com a BCCC é estratégica. “A visita do presidente da BCCC reforça a importância de estabelecermos parcerias internacionais que contribuam para o desenvolvimento sustentável do nosso agronegócio. A troca de experiências e a busca por inovação são fundamentais para mantermos Mato Grosso na liderança da produção agropecuária”, afirmou Vilmondes Tomain.

Felipe Cusnir, presidente da BCCC, elogiou o potencial de Mato Grosso e defendeu a criação de uma ponte de inovação entre o estado e a Califórnia. “Estamos impressionados com a grandiosidade e a eficiência do agronegócio mato-grossense. Vemos uma oportunidade única de conectar o ecossistema de inovação da Califórnia com o setor produtivo de Mato Grosso, promovendo investimentos e parcerias que beneficiem ambos os lados”, declarou.

Também participaram da reunião os diretores da Famato Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e Robson Marques (istrativo e Financeiro), além de Jéssica Gimenes, gerente de Inovação e Agronegócio no Agrihub.

Por Vania Costa / Ascom Famato

Célio 52g1d

Novo trator leva eficiência aos agricultores familiares do Norte do Brasil

Novo trator leva eficiência aos agricultores familiares do Norte do Brasil 3w5a65

Fazenda da Matta reforça compromisso ambiental com preservação de mata nativa do Cerrado

Fazenda da Matta reforça compromisso ambiental com preservação de mata nativa do Cerrado 6v3533

Falta de planejamento jurídico pode pôr fazendas em risco

Falta de planejamento jurídico pode pôr fazendas em risco 5so27

Empresa de adjuvantes estreia na AgroBrasília com soluções para a agricultura do Centro-Oeste

Empresa de adjuvantes estreia na AgroBrasília com soluções para a agricultura do Centro-Oeste 3z2m56

Fatores climáticos associados à escolha de cultivares foram diferenciais para resultados na soja

Fatores climáticos associados à escolha de cultivares foram diferenciais para resultados na soja 6p4a4t

FMC impulsiona a inovação na cotonicultura com tecnologias de ponta no Tour Gigantes do Algodão 2025

FMC impulsiona a inovação na cotonicultura com tecnologias de ponta no Tour Gigantes do Algodão 2025 392y2e

LIVE OFFLINE
track image
Loading...