Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Deputado Adenilson Rocha tem atuação de destaque na ALMT com defesa firme do Nortão, do agronegócio e de pautas da direita 1r6q2m

Deputado Adenilson Rocha tem atuação de destaque na ALMT com defesa firme do Nortão, do agronegócio e de pautas da direita
Compartilhe!

Durante o período em que assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Adenilson Rocha (PSDB) protagonizou uma das atuações mais firmes, combativas e coerentes da atual legislatura. Representando com força o Nortão mato-grossense, Adenilson rapidamente se consolidou como uma das principais vozes da direita no Parlamento Estadual, defendendo com clareza as pautas que mobilizam o setor produtivo e os eleitores conservadores. 4r2a3c

Neste período, Adenilson demonstrou em cada fala o peso e o orgulho de ser o legítimo representante do Norte de Mato Grosso. Em seu mandato, fez da defesa do agronegócio, motor da economia mato-grossense. Enfrentou, com veemência, os avanços ideológicos da esquerda e travou embates diretos com o governo federal, em especial com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a quem chegou a pedir publicamente a renúncia. “Fávaro não defende o agro, defende o PT, o MST e os interesses da esquerda. Se tem um mínimo de coerência, deveria pedir demissão”, disparou Adenilson.

A crítica contundente ao ministro ganhou repercussão nacional e expôs a contradição de um político eleito ao Senado Federal com apoio da direita que aceitou assumir um ministério do governo Lula. A posição de Adenilson também gerou embates na própria assembleia, com parlamentares que defendem a esquerda. “Fávaro não representa mais o agro. Ele abandonou os produtores para defender o PT e o MST. Foi eleito com apoio da direita e traiu os mato-grossenses”, completou o deputado.

Entre suas pautas prioritárias estiveram também a duplicação urgente da BR-163 entre Sinop e Guarantã do Norte e o destravamento da Ferrogrão, projeto estratégico para o escoamento da produção agrícola, mas paralisado no Supremo Tribunal Federal devido a ações de partidos de esquerda e ONGs ambientalistas. “Não podemos itir que decisões ideológicas travem o crescimento do Brasil. A Ferrogrão é o futuro do escoamento da produção, e o STF precisa ouvir o povo, não ONGs financiadas por interesses internacionais”, pontuou.

Adenilson, inclusive, encaminhou requerimento ao Senado Federal solicitando a realização de uma audiência pública em Sinop para debater o Projeto de Lei nº 2.159/2021, que trata da modernização do licenciamento ambiental no Brasil e caso aprovado pode destravar a Ferrogrão. “O PL 2.159/2021 propõe regras mais claras e céleres para a emissão de licenças ambientais. É uma proposta que pode destravar obras fundamentais para o país e, especialmente, para o Mato Grosso”, afirmou Adenilson.

Mas seu mandato não se limitou aos discursos. Adenilson também se destacou pela apresentação de projetos de lei importantes. Entre eles, o PL nº 426/2025, que institui o Polo de Inovação e Desenvolvimento do Agronegócio e Agricultura Familiar da Região Norte de Mato Grosso. O projeto, que ainda será votado, contempla os municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e cidades vizinhas cuja economia gira em torno da agropecuária e da agricultura familiar. “O agronegócio já é o motor da nossa economia. Agora, precisamos criar um ecossistema de inovação para fortalecer ainda mais o campo, com pesquisa, assistência técnica, crédito e capacitação. O polo será essa ponte entre o produtor e o futuro”, declarou o parlamentar.

O projeto estabelece ações concretas como a promoção de inovação tecnológica na cadeia produtiva, oferta de crédito especial para inovação, assistência técnica, capacitação profissional e incentivos fiscais municipais para empresas do setor. Também prevê a criação de um sistema de informação de mercado para interligar entidades públicas, empresas, cooperativas e associações de produtores, permitindo decisões mais assertivas e estratégicas.

Outro projeto, este com grande impacto social, é o nº 1857/2023, que institui a obrigatoriedade da implantação da “Sala Lilás” em todos os hospitais públicos regionais e municipais do Estado, oferecendo atendimento humanizado e especializado a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência. Este projeto foi aprovado em primeira votação e retornará a pauta da AL nas próximas semanas. “A violência contra mulheres, crianças e adolescentes é uma triste realidade. Precisamos ir além da indignação e agir com políticas públicas eficazes. Este projeto é um o importante na construção de uma sociedade mais segura e humana”, ponderou.

Adenilson também conseguiu a aprovação do PL nº 1900/2023, que regulamenta os trajetos intermunicipais realizados por taxistas, garantindo segurança jurídica à categoria e o da população ao transporte individual em regiões com baixa oferta de transporte coletivo. A medida valoriza os profissionais, estimula a economia local e oferece alternativa de mobilidade em todo o Estado. Este deve ser sancionado nos próximos dias pelo governador Mauro Mendes. “Em muitas regiões do nosso Estado, o táxi é o único meio de transporte disponível. Essa lei vai proteger os profissionais, dar previsibilidade e ampliar o o da população aos serviços essenciais. É respeito com quem trabalha e com quem precisa se locomover”, justificou o deputado.

Ao longo do período na ALMT, Adenilson ainda se consolidou como o “deputado do Nortão”. Em diversos pronunciamentos, ele cobrou maior presença de parlamentares oriundos do Norte do Estado na política estadual. “É inissível que uma região que sustenta o Mato Grosso tenha tão poucos representantes na Assembleia. Precisamos corrigir essa distorção com urgência”, finalizou.

A previsão é que nos próximos meses Adenilson volte a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Por Luan Cordeiro/Assessoria de Imprensa/Foto: Gilberto Leite/Secretaria de Comunicação Social

Célio 52g1d

Vereadores barram projeto de verba indenizatória que ultraaria R$ 1 milhão ao Prefeito, Vice Prefeito e Secretários

Vereadores barram projeto de verba indenizatória que ultraaria R$ 1 milhão ao Prefeito, Vice Prefeito e Secretários 486m6j

Motorista embriagado se envolve em acidente, desacata bombeiros e acaba preso pela PM em Guarantã do Norte

Motorista embriagado se envolve em acidente, desacata bombeiros e acaba preso pela PM em Guarantã do Norte n3u34

Comissão de Segurança aprova parecer de Coronel Assis que garante paridade e integralidade para pensionistas de militares

Comissão de Segurança aprova parecer de Coronel Assis que garante paridade e integralidade para pensionistas de militares 491s13

Jayme Campos lembra 5 mil obras paradas e Senado avança no Marco do Licenciamento

Jayme Campos lembra 5 mil obras paradas e Senado avança no Marco do Licenciamento 48e70

Com apoio crescente, MI do INSS alcança metade do Senado

Com apoio crescente, MI do INSS alcança metade do Senado j2g43

Wilson Santos confirma audiência pública para tratar sobre a concessão de energia em MT

Wilson Santos confirma audiência pública para tratar sobre a concessão de energia em MT b381c

LIVE OFFLINE
track image
Loading...