Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Produção de etanol, a partir do sorgo, ganha força no Brasil 4i6s6w

Produção de etanol, a partir do sorgo, ganha força no Brasil
Compartilhe!

Com a crescente demanda por biocombustíveis, o cereal torna-se uma opção eficiente e rentável como alternativa às usinas, principalmente no Centro-Oeste, que já possuem estrutura de esmagamento para o milho 6z3n26

De acordo com os dados do Anuário de 2024 divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção de biocombustíveis no Brasil atingiu um marco histórico, refletindo o crescimento robusto no setor e a diversificação das fontes de energia renováveis. Juntos, etanol e biodiesel somaram quase 43 bilhões de litros. Com esse recorde, o país ganha protagonismo no cenário global na produção e uso de combustíveis renováveis, e na redução das emissões de gases de efeito estufa.

A diversificação de matéria prima na produção dos biocombustíveis é outro diferencial da agroindústria brasileira. Além do uso de insumos já consolidados como cana-de-açúcar e do milho, as usinas voltam o olhar também para outros cereais, com destaque para o sorgo. “O primeiro ponto a destacar é que o rendimento desse grão é semelhante ao do milho na produção de etanol. Entretanto, por ser mais barato, torna-se uma opção interessante para a indústria economicamente falando, pois, o custo final será menor”, explica Ana Scavone, engenheira agrônoma e líder de desenvolvimento de novos negócios da Advanta Seeds.

A única desvantagem para a indústria de biocombustíveis é que diferentemente do milho, o sorgo não produz o óleo em seu processo de extração e deixa de ter esse valor agregado. Porém, segundo a engenheira agrônoma, há muitas pesquisas avançadas focadas no tema. “O sorgo não gera o óleo após a produção de etanol, porém do farelo resultante, forma-se o DDG, um composto proteico muito rico que pode ser destinado à alimentação animal de bois, aves e suínos. É uma cultura que aos poucos ganha seu espaço e deixa de ser apenas uma oportunidade para ser protagonista com boa rentabilidade”, reforçou.

Por ser considerada uma cultura versátil, o sorgo oferece uma série de outros benefícios. De acordo com a especialista, a planta é mais tolerante a condições de alta temperatura e escassez hídrica se comparada com o milho, devido a suas características biológicas, como alta capacidade de desenvolvimento radicular e cerosidade nas folhas e colmo, diminuindo a transpiração. Somado a isso, é uma opção de cultivo para diversificar a produção gerando mais uma fonte extra de renda às fazendas.

Avanços tecnológicos

Com o crescimento das áreas plantadas nas últimas safras, o Brasil já se tornou o terceiro maior produtor mundial de sorgo, e não devemos parar por aí, pois é uma cultura que pode ganhar mais espaço, principalmente por ser uma excelente opção aos produtores diante das estreitas janelas de plantio do milho. O cultivo do grão como uma segunda safra, por exemplo, pode gerar uma rentabilidade superior, em relação a outros modelos tradicionais praticados atualmente. “Pesquisas comprovam que se aplicarmos no sorgo os mesmos investimentos que você faz no milho, o resultado será uma rentabilidade igual ou superior, a depender da janela de plantio”, destacou Ana.

Esse bom desempenho só é possível graças a tecnologias como o sorgo Igrowth da Advanta Seeds, uma inovação que proporciona diversos benefícios, como controle de plantas daninhas de folhas estreitas, deixando a lavoura no limpo durante o ciclo e no pós-colheita, beneficiando o desenvolvimento da cultura subsequente. “Hoje a empresa vem quebrando paradigmas mostrando o quanto essa cultura quando bem manejada tem grande potencial produtivo trazendo benefícios e economia aos produtores”, reforçou a engenheira agrônoma.

A especialista destaca ainda que as usinas também já visualizam os benefícios do sorgo para a produção de biocombustíveis. “O etanol de milho já é algo consolidado no Brasil e as agroindústrias precisam fazer poucas modificações nas máquinas para poder esmagar também o sorgo. Já existem três unidades que foram projetadas adaptando esse modelo híbrido, uma em Sidrolândia, Mato Grosso do Sul, outra em Balsas, Maranhão e uma terceira no Vale do Araguaia, no Mato Grosso, que está próxima de ser finalizada. E esse é só o começo”, finaliza a líder de desenvolvimento de novos negócios da Advanta Seeds.

Sobre

A Advanta é uma empresa de sementes do grupo UPL, com mais de 60 anos de experiência em melhoramento genético de sorgo. Atua junto ao agricultor, entendendo suas necessidades e oferecendo soluções específicas para o máximo desenvolvimento produtivo da sua lavoura. A empresa concentra esforços em P&D desenvolvendo Programas de Melhoramento Genético específicos para regiões do Brasil. Além da Estação Experimental em Uberlândia/MG, esses programas são desenvolvidos e testados nas principais áreas produtoras do Brasil de forma integrada e complementar aos demais centros de melhoramentos globais da Advanta.

Ruralpress

Kassiana Bonissoni

Célio 52g1d

Novo trator leva eficiência aos agricultores familiares do Norte do Brasil

Novo trator leva eficiência aos agricultores familiares do Norte do Brasil 3w5a65

Fazenda da Matta reforça compromisso ambiental com preservação de mata nativa do Cerrado

Fazenda da Matta reforça compromisso ambiental com preservação de mata nativa do Cerrado 6v3533

Falta de planejamento jurídico pode pôr fazendas em risco

Falta de planejamento jurídico pode pôr fazendas em risco 5so27

Empresa de adjuvantes estreia na AgroBrasília com soluções para a agricultura do Centro-Oeste

Empresa de adjuvantes estreia na AgroBrasília com soluções para a agricultura do Centro-Oeste 3z2m56

Famato e Câmara de Comércio Brasil-Califórnia estreitam laços para impulsionar o agronegócio mato-grossense

Famato e Câmara de Comércio Brasil-Califórnia estreitam laços para impulsionar o agronegócio mato-grossense 6x3w25

Fatores climáticos associados à escolha de cultivares foram diferenciais para resultados na soja

Fatores climáticos associados à escolha de cultivares foram diferenciais para resultados na soja 6p4a4t

LIVE OFFLINE
track image
Loading...