Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Burnout ou apenas cansaço? Entenda as diferenças e saiba quando buscar ajuda 4q2x2q

Burnout ou apenas cansaço? Entenda as diferenças e saiba quando buscar ajuda
Compartilhe!

Psicólogo ajuda a identificar os principais sinais físicos e emocionais que exigem atenção 6o435y

O cansaço é parte da rotina de muitas pessoas, especialmente em tempos de alta demanda e jornadas intensas. Na maioria das vezes, há a possibilidade dele ser resolvido com descanso, férias ou uma pausa. No entanto, quando essa exaustão se torna constante, incapacitante e vem acompanhada de sintomas físicos e emocionais, pode ser um sinal de alerta para algo mais sério: a Síndrome de Burnout, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um fenômeno ocupacional.

Essa condição é provocada por um estresse crônico e contínuo no ambiente de trabalho. De acordo com Alfredo Assunção, psicólogo e coordenador do curso de Psicologia da UNINASSAU Rio de Janeiro, o Burnout, diferentemente do cansaço comum, que pode ter várias origens, está diretamente ligado ao contexto profissional. “Se os sintomas aparecem exclusivamente quando a pessoa está trabalhando ou pensando nas demandas, começamos a levantar a hipótese da Síndrome”, explica.

Os sintomas mais comuns incluem cansaço extremo, insônia, dores de cabeça frequentes, alterações de apetite, pressão alta, dificuldade de concentração e irritabilidade. Há também uma sensação persistente de fracasso e impotência, além de mudanças de humor. Quando o esgotamento a a comprometer o rendimento, os relacionamentos e as saúdes física e emocional, é fundamental buscar orientação profissional o quanto antes.

“A ajuda psicológica não deve ser procurada apenas em momentos de crise. O acompanhamento pode, e deve, acontecer como forma de prevenção. No entanto, sinais como sudorese, taquicardia, crises de ansiedade ou vontade de desistir logo antes de começar o expediente são indicativos de que algo não está bem. Nesses casos, a orientação de um psicólogo ou psiquiatra é essencial para o diagnóstico correto e o início do tratamento”, ressalta Alfredo.

A prevenção dessa Síndrome a por reconhecer os próprios limites e entender o que está gerando esse desgaste no ambiente de trabalho. Em muitos casos, conversar com a liderança, pedir mudança de setor ou reavaliar o formato empregatício são medidas importantes. “A sociedade valoriza o trabalho, mas, muitas vezes, isso leva ao adoecimento. É preciso repensar essa lógica para preservar a saúde mental”, reforça.

Por fim, vale lembrar que nem todo esgotamento é Burnout. Estresse, ansiedade e depressão são condições diferentes, embora possam ser confundidas. Apenas um profissional de saúde mental está apto a fazer esse diagnóstico com segurança. O papel do psicólogo, além de acolher, é orientar e acompanhar o paciente em busca de mais equilíbrio, bem-estar e qualidade de vida.

Da Assessoria

Célio 52g1d

Especialista esclarece as novas regras para cirurgia bariátrica

Especialista esclarece as novas regras para cirurgia bariátrica 6l1g3q

Conheça os tipos e as principais causas da dor de cabeça

Conheça os tipos e as principais causas da dor de cabeça 103o6r

Dor de cabeça frequente não é normal: saiba quando buscar ajuda médica

Dor de cabeça frequente não é normal: saiba quando buscar ajuda médica g43r

Como a chegada do outono e inverno afetam o sistema imunológico?

Como a chegada do outono e inverno afetam o sistema imunológico? 1i6732

Secretária Municipal de Saúde Presta Esclarecimentos sobre Fila de Espera para Atendimento a Pacientes com TEA

Secretária Municipal de Saúde Presta Esclarecimentos sobre Fila de Espera para Atendimento a Pacientes com TEA 52h6d

SES promove série de ações para incentivar doação de leite humano em MT

SES promove série de ações para incentivar doação de leite humano em MT 352f1t

LIVE OFFLINE
track image
Loading...