Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

AMM e Sefaz preparam os municípios para os impactos da Reforma Tributária 512s3w

AMM e Sefaz preparam os municípios para os impactos da Reforma Tributária
Compartilhe!

Mais de 600 pessoas participam do Workshop sobre Reforma Tributária, com ênfase no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que teve início nesta terça-feira (29), na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). O evento é promovido pela AMM e Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz/MT) com o objetivo de promover um amplo debate sobre as mudanças e os impactos do novo sistema tributário em Mato Grosso. e459

O Workshop, que faz parte do 8º Seminário de Formação dos Municípios, será realizado até esta quarta-feira (30), no formato híbrido, garantindo a participação de prefeitos e representantes de todas as regiões. A programação aborda os desafios e preparação do estado para o novo cenário econômico, o papel de estados e municípios na nova configuração tributária, arrecadação, sistema de apuração, fiscalização e gestão istrativa do novo IBS, entre outros assuntos. A iniciativa conta com a parceria da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT).

O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, ressaltou a preocupação dos prefeitos com a projeção de perdas financeiras ocasionadas pela mudança no sistema tributário nacional. “A capacitação é muito importante nesse período de transição para um novo modelo tributário. Mato Grosso será muito afetado com essas mudanças e temos que unir forças para preparar os gestores e técnicos para esse desafio, que vai impactar a gestão pública no estado. Agradecemos a parceria da Secretaria de Fazenda por estar conosco nessa missão de preparar tecnicamente os gestores e buscar alternativas que contribuam para preservar a autonomia financeira do estado e dos municípios”, frisou.

45790.jpg

O Secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, destacou a dimensão do evento, que conta com a participação de técnicos dos municípios e do estado. “Esse é o maior evento que está sendo realizado em Mato Grosso desde a aprovação da Emenda Constitucional 132. Estamos trazendo a oportunidade para técnicos das secretarias municipais de Finanças e da secretaria estadual de Fazenda para que possam conhecer quem está  fazendo a regulamentação jurídica da reforma tributária e os sistemas operacionais que vão tornar o processo mais simples para quem gera o tributo e o contribuinte”, explicou.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, ponderou sobre o reflexo das mudanças no contexto local. “Nós, gestores públicos e equipes, temos que preparar os municípios para minimizar os impactos desse novo modelo, já que teremos a fusão do ICMS e do ISS, que vão se transformar no IBS, com formato de distribuição diferente. Temos que medir esses impactos e criar alternativas para minimizá-los”, frisou.

Cooperação técnica- Um dos destaques deste primeiro dia do Workshop foi a de um Acordo de Cooperação Técnica entre AMM e Sefaz para acompanhamento e estudos sobre a implementação da Reforma Tributária. Entre os objetivos da parceria está o alinhamento institucional entre o estado e os municípios quanto `a implementação da Reforma sobre o consumo, fomentar  a capacitação dos servidores municipais e estaduais sobre as novas regras do IBS, além de instituir canais permanentes de diálogo e cooperação para disseminar informação sobre a  implementação do novo modelo tributário.

45791.jpg

Novo sistema tributário – Promulgada em dezembro de 2023, a Reforma Tributária institui a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de competência federal; o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), sob istração de estados e municípios, além do Imposto Seletivo (IS) que vai incidir sobre produtos e serviços prejudiciais à saúde a ao meio ambiente. O novo modelo prevê a  mudança de tributação da origem para o destino. Essa alteração  poderá ocasionar perdas de arrecadação para os cofres do estado e dos municípios de Mato Grosso, considerando que a tributação a a ser apenas no local de consumo. Nesse contexto, a tendência é de recuo financeiro devido à  baixa densidade demográfica no estado.
Da Agência de Notícias da AMM

Célio 52g1d

Presidente da AMM avalia os resultados da Marcha a Brasília e destaca conquistas da mobilização

Presidente da AMM avalia os resultados da Marcha a Brasília e destaca conquistas da mobilização 652f2v

Vereadores barram projeto de verba indenizatória que ultraaria R$ 1 milhão ao Prefeito, Vice Prefeito e Secretários

Vereadores barram projeto de verba indenizatória que ultraaria R$ 1 milhão ao Prefeito, Vice Prefeito e Secretários 486m6j

Motorista embriagado se envolve em acidente, desacata bombeiros e acaba preso pela PM em Guarantã do Norte

Motorista embriagado se envolve em acidente, desacata bombeiros e acaba preso pela PM em Guarantã do Norte n3u34

Comissão de Segurança aprova parecer de Coronel Assis que garante paridade e integralidade para pensionistas de militares

Comissão de Segurança aprova parecer de Coronel Assis que garante paridade e integralidade para pensionistas de militares 491s13

Jayme Campos lembra 5 mil obras paradas e Senado avança no Marco do Licenciamento

Jayme Campos lembra 5 mil obras paradas e Senado avança no Marco do Licenciamento 48e70

Com apoio crescente, MI do INSS alcança metade do Senado

Com apoio crescente, MI do INSS alcança metade do Senado j2g43

LIVE OFFLINE
track image
Loading...