Túmulo do papa Francisco é aberto à visitação na Basílica de Santa Maria Maior 3h2c1o

Após cerimônia reservada de sepultamento, centenas de fiéis prestam homenagens ao Papa na histórica igreja de Roma 1t492k
O túmulo do Papa Francisco foi aberto neste domingo (27) para visitação pública na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. A cerimônia ocorre um dia após a missa de despedida no Vaticano, seguida por um cortejo pelas ruas da capital italiana e o sepultamento reservado.
O repórter Rodrigo Craveiro, enviado especial do Correio Braziliense, relatou diretamente da basílica, que desde as primeiras horas do dia, centenas de fiéis formaram filas para prestar suas homenagens. Muitos aproveitaram para rezar diante da tumba, localizada em um nicho próximo à Capela Paulina.
“O túmulo foi revestido com mármore da Ligúria, região do noroeste da Itália onde os avós do Papa Francisco viveram. Há uma pequena cruz de ferro na parede e, na pedra da lápide no chão, está talhado o nome Franciscus.”

Comunicado do Vaticano 6l1s1n
Conforme comunicado do Vaticano, a abertura do túmulo marca o segundo dia dos Novemdiales, o tradicional luto de nove dias da Igreja Católica após a morte de um Papa.
A cerimônia de sepultamento, realizada no sábado, foi breve e íntima, com duração de cerca de 30 minutos. O caixão de madeira clara foi posicionado diante do ícone de Maria, onde o Papa costumava orar antes e depois de suas viagens. Crianças depositaram flores brancas no altar como homenagem.
A Basílica de Santa Maria Maior, uma das quatro basílicas papais de Roma, mantém sua estrutura cristã primitiva do século V. Francisco nutria profunda devoção ao local, visitando a Capela Paulina regularmente, inclusive em sua última agem em 12 de abril, quando ofereceu rosas-brancas à Virgem Maria.
Por Carlos Palermo/Correio Braziliense