Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Seduc lança manual sobre proibição do uso de celulares nas escolas da rede estadual de ensino 4d396t

Seduc lança manual sobre proibição do uso de celulares nas escolas da rede estadual de ensino
Compartilhe!

Objetivo é promover um ambiente de aprendizagem mais produtivo e estratégias para sensibilizar alunos e gerenciar reincidências 4g1o4q

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) lançou um manual direcionado às escolas da rede estadual sobre a nova legislação que proíbe o uso de celulares e outras mídias eletrônicas por alunos durante o horário escolar. A iniciativa visa criar um ambiente de aprendizagem mais focado e produtivo, minimizando as distrações que esses dispositivos podem causar.

O manual não apenas apresenta a lei, mas também fornece orientações práticas sobre como sensibilizar e orientar os alunos sobre a importância desta medida. As escolas são incentivadas a promover diálogos abertos, explicando os impactos negativos do uso excessivo de tecnologia no desempenho acadêmico e nas interações sociais. 

Além disso, o documento sugere estratégias pedagógicas para lidar com casos de reincidência, como a aplicação de atividades que estimulem o engajamento dos estudantes e a reflexão sobre o uso responsável da tecnologia.

A expectativa do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, é que, com a colaboração de professores e gestores, esta política traga resultados positivos para a educação no Estado. 

“Os alunos não precisam de celulares em sala de aula, pois, temos as tecnologias que os ajudam a não sentirem falta do aparelho, como os Chromebooks, plataformas digitais, Smart TVs, além de uma aula bem elaborada e planejada. Eles continuam conectados com as tecnologias. Por isso, tivemos adesão em toda a rede”, contou o secretário.

A diretora da Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana, em Cuiabá, Alcimaria Ataides da Costa, já aplicou as recomendações do manual e optou por não colocar caixas ou cestos para recolher os celulares durante a aula, despertando nos alunos o senso de responsabilidade. 

“Preferimos conscientizar de acordo com o que determina o orientativo. Demos a eles o direito de pertencimento, porque os aparelhos são de uso pessoal. Os celulares são desligados e guardados nas mochilas”, explicou a diretora.

A estudante Isabela Cabral Benitez, que estuda na Eliane Digigov, teve o seu celular estragado no final do ano ado e ficou quatro meses sem o aparelho. Nesse período, ela percebeu que as notas dela na escola melhoraram.
 
“Para mim não importa ficar sem o aparelho na escola. Penso que vamos prestar mais atenção nas aulas e a melhora na aprendizagem será inevitável. Isso é bom para todos nós, pois minhas notas melhoraram desde o final do semestre ado”, disse Isabela.

Jordiana Siqueira Cabral, mãe da estudante, contou que sem o celular a filha ou a interagir mais com os livros. “Em 2025, ela começou as aulas bem mais consciente sobre a proibição do celular em sala de aula”, disse.

O Grêmio Estudantil também abraçou a causa, contribuindo com a diretora Alcimaria no trabalho de orientação para tirar dúvidas sobre a lei. “O resultado disso a gente verá nas provas. Com a proibição, a concentração durante a aula será bem maior, o que é bom para nós, para a escola e para o ensino público como um todo”, ponderou o presidente do Grêmio, Paulo Vitor Hortiz.

A lei federal sancionada no dia 15 de janeiro inclui a educação infantil, o ensino fundamental e também o ensino médio. Antes, as escolas autorizavam o uso do celular nos intervalos. Agora, o uso do aparelho fica proibido dentro de todos os ambientes.

Há também a lei estadual nº 12.745, de 06 de dezembro de 2024, que versa sobre o mesmo tema.

Por Rayane Alves | Seduc-MT

Célio 52g1d

Neuropsicopedagoga cuiabana leva método inovador de comunicação para autistas em congresso em MG

Neuropsicopedagoga cuiabana leva método inovador de comunicação para autistas em congresso em MG 631u55

Seduc realiza consulta em 31 escolas da Rede Estadual para conversão em modelo cívico-militar

Seduc realiza consulta em 31 escolas da Rede Estadual para conversão em modelo cívico-militar 2g705l

Alunos do Sesc Escola Cuiabá conquistam vagas em cursos nas instituições de ensino superior de Mato Grosso

Alunos do Sesc Escola Cuiabá conquistam vagas em cursos nas instituições de ensino superior de Mato Grosso 5pw5c

Criança com TEA terá auxilio pedagógico exclusivo após intervenção da Defensoria Pública

Criança com TEA terá auxilio pedagógico exclusivo após intervenção da Defensoria Pública 4q225f

Restrição ao uso do celular nas escolas: quais são as orientações gerais do MEC às redes de ensino

Restrição ao uso do celular nas escolas: quais são as orientações gerais do MEC às redes de ensino 1z3f4u

Governo de MT reforça investimentos na alimentação escolar em 2025

Governo de MT reforça investimentos na alimentação escolar em 2025 665363

LIVE OFFLINE
track image
Loading...