Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Agtech desembarca no Brasil com IA avançada e modelos preditivos focada no agro 1g5s69

Agtech desembarca no Brasil com IA avançada e modelos preditivos focada no agro
Compartilhe!

Nos últimos anos, o Brasil tem batido recordes sucessivos de produção das principais culturas no campo. O plantio de até três safras por ano, coloca o país na liderança global de diversos produtos agrícolas. Esse desempenho e protagonismo tem sido impulsionado principalmente pelo avanço das tecnologias, que tornam os produtores cada vez mais eficientes nas mesmas áreas. Contudo, com a combinação de clima, terras férteis e inovações a agricultura brasileira pode ir muito além.

É exatamente de olho neste potencial que a agtech Calice acaba de desembarcar por aqui, com o objetivo de levar a agricultura local a um novo patamar tecnológico. Com atuação na Argentina e Estados Unidos, a empresa é especializada em modelar computacionalmente dados biológicos e agronômicos de culturas para prever e melhorar seus rendimentos, qualidades e adaptabilidade em diversos cenários ambientais.

Entre suas principais soluções está o software, NODES™, uma plataforma que utiliza inteligência artificial avançada, ciência de dados e modelos preditivos para transformar grandes quantidades de informações agrícolas em insights acionáveis. Sua tecnologia permite que as empresas otimizem os seus programas de I&D (Investigação e Desenvolvimento) e teste de posicionamento de produtos, reduzindo custos, aumentando a eficiência e minimizando o impacto ambiental. “Nossa missão é contribuir para um mundo mais sustentável, ajudando os clientes, com o poder da ciência e da tecnologia, a desenvolver melhores culturas e produtos, garantindo que os recursos naturais e produtivos sejam universalmente íveis”, disse o CEO da Calice, Ramiro Olivera.

Estratégias

Para o avanço da empresa principalmente no Brasil, a Calice realiza uma rodada de investimento que já captou 1,5 milhões de dólares. A estratégia é ampliar o desenvolvimento e o aprimoramento de suas tecnologias, bem como estruturar a chegada ao mercado brasileiro. “Esses são os principais pilares destes investimentos. Queremos aprimorar a nossa plataforma e também fortalecer o desenvolvimento comercial no Brasil juntamente com os outros mercados que já atuamos”, destacou Olivera.

O escritório da empresa está sendo estruturado, em Curitiba/PR, e terá como principal diretor no Brasil, o engenheiro agrônomo Mauricio Varela, que tem conhecimento sólido no mercado local e na agricultura, onde atua no desenvolvimento de startups há mais de 10 anos. “Já temos um time comercial instalado e os nossos próximos os são: ampliação dessa equipe de captação de clientes para ajudar no faturamento e também o desenvolvimento tecnológico com a contratação de data scientists que nos ajudarão em soluções adaptadas à agricultura brasileira como já fazemos em outros países”, reforçou Varela.

Oportunidades e foco

A solução da Calice tem como foco inicial as empresas de sementes, agro alimentícias e biológicos. Posteriormente, esse foco poderá ser ampliado a outros setores. Segundo reforçou Varela, as oportunidades aqui são muitas, afinal, o agro é um setor que começou a ser digitalizado há apenas cerca de 20 anos, e ainda tem muito onde avançar. “A pouco tempo não se falava de inteligência artificial e nem em machine learning, portanto, muitas das estruturas das bases de dados não estão feitas para utilizar esses modelos. Desta forma, há um grande caminho e possibilidade pela frente para vendermos soluções para essa demanda”, finalizou o profissional.

Sobre – Desde 2022, a Calice vem transformando a agricultura por meio de IA de ponta e modelagem computacional de dados. Sua equipe interdisciplinar de cientistas, engenheiros e empreendedores de tecnologia possui mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias que revolucionam a P&D agrícola. Com a plataforma proprietária NODES™, capacita empresas a acelerar a criação de soluções mais sustentáveis e produtivas. Sua missão é impulsionar a inovação para aumentar a produtividade e construir um futuro sustentável para a agricultura e o planeta.

Da esquerda para a direita, Pablo Romero, COO & CFO; Esteban Hernando, CSO; Ramiro Olivera, CEO e Andrés Rabinovich, CTO. Divulgação Calice
Ruralpress

Kassiana Bonissoni

Célio 52g1d

Agtech capta US$ 2,5 mi e mira investimento em IA avançada para o agro

Agtech capta US$ 2,5 mi e mira investimento em IA avançada para o agro 543z6m

Seminário Internacional do Agronegócio marca os 60 anos da Famato com diálogo entre o campo e o Judiciário

Seminário Internacional do Agronegócio marca os 60 anos da Famato com diálogo entre o campo e o Judiciário 1b644u

Vacinas autógenas e soluções nutricionais naturais são destaques da Phibro na Aquishow Brasil 2025

Vacinas autógenas e soluções nutricionais naturais são destaques da Phibro na Aquishow Brasil 2025 4y5260

Novo trator leva eficiência aos agricultores familiares do Norte do Brasil

Novo trator leva eficiência aos agricultores familiares do Norte do Brasil 3w5a65

Fazenda da Matta reforça compromisso ambiental com preservação de mata nativa do Cerrado

Fazenda da Matta reforça compromisso ambiental com preservação de mata nativa do Cerrado 6v3533

Falta de planejamento jurídico pode pôr fazendas em risco

Falta de planejamento jurídico pode pôr fazendas em risco 5so27

LIVE OFFLINE
track image
Loading...