Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Feira do Arsenal fortalece agricultura familiar e expande a comercialização de produtos locais  385z4v

Feira do Arsenal fortalece agricultura familiar e expande a comercialização de produtos locais 
Compartilhe!

Regulamentação da lei sobre produtos de origem animal, vindos de pequenos produtores, é fruto de parceria da Fecomércio, por meio do Sesc-MT, com o Governo do Estado   4a146o

A Feira do Arsenal, realizada todas as terças-feiras, a partir das 17h no Sesc Arsenal, em Cuiabá, vai além de oferecer produtos da agricultura familiar ao público.

A ação também se dedica a apoiar pequenos produtores na obtenção de regulamentações essenciais para a expansão de suas vendas, como a certificação no Serviço de Inspeção Agroindustrial e de Pequeno Porte (SIAPP). Recentemente, a regulamentação da Lei nº 12.387/2024/MT, por meio de portaria, facilitou a emissão do selo de inspeção para produtos processados de origem animal, produzidos por pequenos produtores rurais, permitindo que esses produtos circulem de forma regular em todo o estado.

Os dois primeiros produtores certificados já estão expondo seus produtos na Feira do Arsenal. A regulamentação da lei e a obtenção do registro, consideradas vitórias para os pequenos produtores, são resultados de uma parceria entre a Fecomércio-MT, por meio do Sesc-MT, com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), com apoio do deputado estadual Carlos Avallone.  

Para o presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, a simplificação no processo de registro do SIAPP é um avanço significativo para pequenos empreendedores rurais e representa muito poder fazer parte dessa conquista. “Ao fazer o registro, os pequenos produtores poderão levar seus produtos para as feiras existentes em todos os municípios de Mato Grosso, ao alcance de todos os consumidores. A iniciativa não só promove o comércio local, como gera empregos e ajuda a fomentar a agricultura familiar em toda a região, com segurança alimentar e respeito à legislação”, afirmou. 

Para o produtor rural Jackson Pacheco, da Fazenda Campo Alegre, localizada no município de Santo Antônio de Leverger, a certificação do produto, além de agregar valor ao produto, ao queijo, dá segurança ao produtor e ao consumidor. “Dá segurança ao produtor em termos de remuneração, mas dá também segurança para quem está comprando, porque, quando um produto é certificado, ele sabe que pode consumir aquele produto sem preocupação”, ressaltou.

A Fazenda Campo Alegre foi a primeira unidade de beneficiamento de leite e derivados a receber o registro do SIAPP. O Sítio Milagre da Vida, também de Santo Antônio de Leverger, foi a segunda unidade de beneficiamento de leite e derivados de Mato Grosso a receber o registro do SIAPP. A produtora rural Ludymilla Caramori de Abreu, responsável pela propriedade, ressaltou que a certificação abriu as portas para que seus produtos pudessem ser comercializados na Feira do Arsenal. “Agora pelo fato de termos o selo, de sermos inspecionados, a gente pode participar dessa feira tão bonita, tão linda que é a Feira do Arsenal. A expectativa agora é só de sucesso”, completou. 

A portaria conjunta, entre a Seaf e o Indea, e que regulamenta a Lei nº 12.387, regulamentada em janeiro pelo Governo do Estado, detalha os procedimentos necessários para o registro no SIAPP. Esse registro é fundamental para que agroindústrias familiares e de pequeno porte possam comercializar produtos de origem animal dentro do Estado de forma regulamentada.

Os procedimentos incluem cadastro, registro, autorização para reformas, ampliação de instalações e fiscalização. A lei define os critérios para manipulação e inspeção sanitária de produtos comestíveis provenientes da agricultura familiar, como aves, queijos e produtos de abelhas. O público que visita a Feira do Arsenal pode adquirir produtos como queijos, requeijões, iogurtes, frutas, verduras, doces, castanhas, mel e pães. Além disso, o evento oferece uma programação cultural gratuita, incluindo música ao vivo, chopp em dobro, atividades recreativas infantis e outras atrações.

A feira é uma oportunidade para os consumidores apoiarem diretamente a agricultura familiar e adquirirem produtos frescos e artesanais. O evento acontece todas as terças-feiras, das 17h às 21h30, no Sesc Arsenal, com entrada gratuita. 

Sobre o Sesc-MT          

 O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT istra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.            

O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros. 

POR ANA LUIZA QUEIROZ ZAMBONATTO

Célio 52g1d

Agtech capta US$ 2,5 mi e mira investimento em IA avançada para o agro

Agtech capta US$ 2,5 mi e mira investimento em IA avançada para o agro 543z6m

Seminário Internacional do Agronegócio marca os 60 anos da Famato com diálogo entre o campo e o Judiciário

Seminário Internacional do Agronegócio marca os 60 anos da Famato com diálogo entre o campo e o Judiciário 1b644u

Vacinas autógenas e soluções nutricionais naturais são destaques da Phibro na Aquishow Brasil 2025

Vacinas autógenas e soluções nutricionais naturais são destaques da Phibro na Aquishow Brasil 2025 4y5260

Novo trator leva eficiência aos agricultores familiares do Norte do Brasil

Novo trator leva eficiência aos agricultores familiares do Norte do Brasil 3w5a65

Fazenda da Matta reforça compromisso ambiental com preservação de mata nativa do Cerrado

Fazenda da Matta reforça compromisso ambiental com preservação de mata nativa do Cerrado 6v3533

Falta de planejamento jurídico pode pôr fazendas em risco

Falta de planejamento jurídico pode pôr fazendas em risco 5so27

LIVE OFFLINE
track image
Loading...