Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Proibição do uso de celular em escolas. Por que é importante? 69402c

Proibição do uso de celular em escolas. Por que é importante?
Compartilhe!

* Luciana Brites, Mestre e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento 6lx6z

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 30 de outubro de 2024, um projeto que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos nas escolas públicas e privadas. Inúmeros trabalhos científicos falam que o uso do celular está tendo um impacto importante no desenvolvimento das nossas crianças. Isso tem impacto muito relevante, pois uma criança a 200 dias letivos numa escola e no mínimo quatro horas por dia.

Todas as pesquisas neurocientíficas são a favor dessa medida, pois a criança poderá se envolver mais com os outros e trabalhar habilidades que estão sendo deixadas de lado. Há habilidades e competências no boom do desenvolvimento, os pontos sensíveis do desenvolvimento, por exemplo, que acontecem justamente na educação infantil e no fundamental. Então, precisamos preservar o cérebro e o desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento emocional e o aprimoramento em todas as áreas.

É fundamental os pais se prepararem. Aliás, isso é um ponto de reflexão para os próprios responsáveis. Porque, às vezes, há pais que acabam colocando na tecnologia uma dependência extremamente excessiva. E acabam pormenorizando as relações sociais que eles precisam desenvolver com os filhos.

Estamos vendo crianças com problemas e atrasos de linguagem. Ou que não têm transtorno, mas que acabam desenvolvendo déficits de linguagem, déficits de habilidades sociais, além de ficarem mais ansiosas.

Nossas crianças estão adoecendo por conta da tecnologia. Não podemos negar que a tecnologia é muito boa e importante, mas ela não pode ter a dimensão que está tendo numa época tão importante quanto o desenvolvimento.

Por exemplo, desde 2018 já se têm pesquisas mostrando que na Inglaterra as crianças estão com dificuldade de segurar no lápis e habilidades básicas como escovar dentes. Isso se dá por não utilizarem as mãos, não utilizarem outras habilidades motoras. Elas estão perdendo essas funções e diminuindo as habilidades por conta dos aparelhos eletrônicos, como smartphones e tablets. A tecnologia é muito boa e pode ser uma grande aliada, mas ela tem que ser mediada. Mediada por quem? Pelos pais, pela família.

Os pais também devem ficar atentos aos sinais de agressividade. Se eles acontecem, já mostra uma dependência. A escola é um momento extremamente relevante onde a criança, além de aprender, desenvolve várias habilidades e competências, pois o cérebro é muito plástico.

Inclusive, o projeto de lei fala algo muito importante, ele proíbe o porte. Já há pesquisas que mostram que o simples fato de termos o porte do celular, ele já é uma atividade que pode provocar distração. Por exemplo, uma criança de cinco ou de seis anos vai ter essa dificuldade em se autorregular e saber se agora pode ou agora não pode mexer. Não há malefícios, somente benefícios.

(*) Luciana Brites é CEO do Instituto NeuroSaber, psicopedagoga, psicomotricista, Mestre em distúrbios do desenvolvimento e doutorando em ciências do desenvolvimento humano, palestrante e autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem. Instituto NeuroSaber  https://institutoneurosaber.com.br

Luciana Brites, Mestre e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento

Célio 52g1d

Neuropsicopedagoga cuiabana leva método inovador de comunicação para autistas em congresso em MG

Neuropsicopedagoga cuiabana leva método inovador de comunicação para autistas em congresso em MG 631u55

Seduc realiza consulta em 31 escolas da Rede Estadual para conversão em modelo cívico-militar

Seduc realiza consulta em 31 escolas da Rede Estadual para conversão em modelo cívico-militar 2g705l

Alunos do Sesc Escola Cuiabá conquistam vagas em cursos nas instituições de ensino superior de Mato Grosso

Alunos do Sesc Escola Cuiabá conquistam vagas em cursos nas instituições de ensino superior de Mato Grosso 5pw5c

Criança com TEA terá auxilio pedagógico exclusivo após intervenção da Defensoria Pública

Criança com TEA terá auxilio pedagógico exclusivo após intervenção da Defensoria Pública 4q225f

Restrição ao uso do celular nas escolas: quais são as orientações gerais do MEC às redes de ensino

Restrição ao uso do celular nas escolas: quais são as orientações gerais do MEC às redes de ensino 1z3f4u

Seduc lança manual sobre proibição do uso de celulares nas escolas da rede estadual de ensino

Seduc lança manual sobre proibição do uso de celulares nas escolas da rede estadual de ensino 4d396t

LIVE OFFLINE
track image
Loading...