Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Mato Grosso participa da formulação do Plano Nacional de Recursos Hídricos 4n6c2r

Mato Grosso participa da formulação do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Compartilhe!

Mato Grosso participa da formulação do Plano Nacional de Recursos Hídricos

Oficina de trabalho ocorreu nesta terça-feira (27.04) sobre os temas: outorga de direito de uso, cobrança pelo uso, planos, e sistemas de informação para gestão de de recursos hídricos 1b32u

Lorena Bruschi | Sema-MT 3n5pg

Região do Araguaia – Foto por: Marcos Vergueiro

Região do Araguaia

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) participou nesta terça-feira (27.04) da Oficina de Trabalho da Região Centro-Oeste para a formulação do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH 2022-2040). Autoridades de Meio Ambiente contribuíram com o trabalho conjunto por videoconferência.

Conforme a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema-MT, Lilian dos Santos, a equipe de Mato Grosso está à disposição para colaborar com o planejamento por meio das oficinas. 

Ela citou que esta é uma pauta importante para o Estado, que possui o horizonte temporal da sua Política Estadual de Recursos Hídricos até 2027, mas atualizou a legislação em 2020 para assegurar ações para a disponibilidade de água. 

Mato Grosso conta ainda com o maior programa de revitalização de bacia hidrográfica do mundo, o Juntos Pelo Araguaia, realizado em conjunto com os governos Federal, de Mato Grosso e de Goiás. O objetivo é recuperar 10 mil hectares de áreas degradadas em 27 municípios que compõem a região de cabeceira do Rio Araguaia.

Secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Sema-MT, Lilian dos Santos. 

Conforme o Superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Sérgio Ayrimoraes, o principal desafio da chamada “agenda azul” é a governabilidade conjunta das ações necessárias para implementar mudanças. 

“Essse sistema de gestão não está isolado, temos uma interface da nossa política com as políticas setoriais, e outras nacionais, como a de segurança de barragens, segurança hídrica, teremos que construir essas pontes nacionais”, avalia sobre a importância do evento. 

A programação ocorreu durante todo o dia por meio de grupos de trabalho sobre outorga de direito de uso de recursos hídricos, cobrança pelo uso, planos , e uso de sistemas de informação para a gestão de recursos hídricos. Participaram secretários de Meio Ambiente e representantes dos Estados do Centro Oeste. 

O plano

O PNRH é o documento que orienta a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e a atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), formado por instituições nos âmbitos federal e estadual, e pelos comitês das bacias hidrográficas.

O objetivo geral do Plano é estabelecer um pacto nacional para a definição de diretrizes e políticas públicas voltadas para a melhoria da oferta de água, em quantidade e qualidade, a redução dos conflitos reais e potenciais de uso da água, bem como dos eventos hidrológicos críticos e a conservação da água como essencial para as gerações futuras.

C

Read More
Governo do Estado de Mato Grosso

133y15

Presidente da AMM avalia os resultados da Marcha a Brasília e destaca conquistas da mobilização

Presidente da AMM avalia os resultados da Marcha a Brasília e destaca conquistas da mobilização 652f2v

Vereadores barram projeto de verba indenizatória que ultraaria R$ 1 milhão ao Prefeito, Vice Prefeito e Secretários

Vereadores barram projeto de verba indenizatória que ultraaria R$ 1 milhão ao Prefeito, Vice Prefeito e Secretários 486m6j

Motorista embriagado se envolve em acidente, desacata bombeiros e acaba preso pela PM em Guarantã do Norte

Motorista embriagado se envolve em acidente, desacata bombeiros e acaba preso pela PM em Guarantã do Norte n3u34

Comissão de Segurança aprova parecer de Coronel Assis que garante paridade e integralidade para pensionistas de militares

Comissão de Segurança aprova parecer de Coronel Assis que garante paridade e integralidade para pensionistas de militares 491s13

Jayme Campos lembra 5 mil obras paradas e Senado avança no Marco do Licenciamento

Jayme Campos lembra 5 mil obras paradas e Senado avança no Marco do Licenciamento 48e70

Com apoio crescente, MI do INSS alcança metade do Senado

Com apoio crescente, MI do INSS alcança metade do Senado j2g43

LIVE OFFLINE
track image
Loading...