“O Despertar da Palavra” – O Coletivo Literário Maria Taquara realiza 10 oficinas online gratuitas, de abril a junho de 2021 521a36

Contemplado com o prêmio Estevão de Mendonça da Secretária de Estado de Cultura, Esporte e Lazer do Governo de Mato Grosso, o coletivo literário feminista de autoras mato-grossenses Maria Taquara realizará, ao longo dos próximos meses, um super intensivo de oficinas onlines de escrita criativa em suas mais variadas linguagens: poesia, poesia visual, slam, prosa, crônica, conto, narrativas curtas, entre outras. As inscrições estão abertas e são gratuitas a todxs xs interessadxs, com ou sem experiência na criação de textos literários, através do WhatsApp (65) 8139 0607. 60324s
Entre as oficineiras, contamos com grandes nomes da literatura regional, autoras premiadas e já com vasta obra consagrada, como Divanize Carbonieri, finalista do Prêmio Jabuti, e destaques da nova geração, como a multiartista Pacha Ana. Também compõem essa constelação de mulheres protagonistas e realizadoras da palavra Marithê Azevedo, Lígia da Silva Viana, Estela Ceregatti, Jade Rainho, Juçara Naccioli, Paty Wolff, Lívia Bertges, Anna Maria Moura e Neide Silva, sob coordenação de Mari Gemma De La Cruz e Marli Walker.
O Coletivo Literário Maria Taquara – Mulherio das Letras MT, criado em novembro de 2018, tem como objetivo fomentar a participação da mulher na literatura e na arte do Estado e defender a necessidade de políticas públicas para o fomento da leitura, da literatura e das bibliotecas nos diversos níveis governamentais. Hoje, o coletivo encontra-se composto por 26 autoras.
O prêmio Estevão de Mendonça é uma iniciativa pública da Secretária de Estado de Cultura, Esporte e Lazer do Governo do Estado de Mato Grosso. Um júri técnico, formado por professores (as) doutores (as) na área, destacou os melhores trabalhos literários que receberam apoio oficial para a publicação de obras e a realização de atividades literárias. O prêmio, instituído para incentivar escritores e escritoras em atividade, rende uma justa homenagem ao historiador Estevão de Mendonça, fundador do Instituto Histórico e da Academia de Letras do nosso Estado.
Por Jade Rainho/assessoria
