Claudinei espera que os novos concursos solucionem o déficit de servidores na segurança pública 1x2k4h

O parlamentar encaminhou requerimento à Sesp para obter mais informações sobre os concursos públicos anunciados pelo governador de Mato Grosso 166a5z
Com o anúncio do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), sobre a realização de concursos públicos para suprir a falta de efetivo nas instituições de segurança pública, fez com que o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL), em sessão plenária na Assembleia Legislativa, nessa quarta-feira (11), apresentasse o requerimento de n.º 403/2021 à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) para obter mais informações sobre como será o trâmite dos novos editais que atenderão as demandas da categoria.
De acordo com Mendes, os concursos estão previstos a serem divulgados, neste semestre do ano, para a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Polícia Judiciária Civil (PJC), Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM). “Essa é uma boa notícia que tivemos há uma semana com a abertura de novos concursos públicos. Isso é uma luta antiga da Comissão de Segurança Pública da Assembleia e, não posso deixar de destacar, a minha luta individual, desde 2019. Afinal, há um grande déficit de servidores nas instituições de segurança pública. Isso é preocupante!”, explica Claudinei.
Déficit
Em 2020, Claudinei foi presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa, em que visitou 13 polos regionais da Região Integrada de Segurança Pública de Mato Grosso (Risp) e identificou a falta de pessoal nas instituições. “Tanto que quando finalizamos as visitas aos polos regionais do interior, em fevereiro desse ano, entregamos nas mãos do governador Mauro Mendes, todo o diagnóstico que realizamos nas instituições. Um dos nossos alertas foi o déficit de servidores, principalmente nas Polícias Militar e Civil devido há anos não terem concursos públicos”, frisa o parlamentar.
Ele explica que já obteve informações oficiais da PJC, PM, CBM, Detran e Politec sobre a falta de efetivo e as estimativas de aposentadorias nos próximos anos. “Já que o governador gosta de aplausos, vou aplaudi-lo. Até que enfim! Mas temos que fazer esse requerimento, pois o senhor não falou quando vai sair esse edital, como vai ser, se vai ser cadastro de reserva, quantas vagas vão ser disponibilizadas”, questiona o parlamentar ao explanar durante a sessão plenária.
Nomeação
Claudinei destacou a situação dos aprovados nos concursos públicos dos Sistemas Socioeducativo e Penitenciário, Politec e delegados de polícia da PJC. “Como fica a situação dos aprovados que aguardam há anos para ocuparem os cargos que foram classificados? Os concursos estão vencendo e os prazos vão ser renovados? Vai nomear esse pessoal ou não vai? O que a gente não quer governador, é essa enganação, essa embromação, de cadastro de reserva. Não queremos que, nesses próximos concursos públicos, aconteça isso, com os futuros aprovados. Precisamos fortalecer a segurança pública!”, esclarece.
Requerimento – No documento apresentado, o parlamentar indaga as principais áreas a serem atendidas nas instituições, o quantitativo de vagas previstas com os respectivos cargos e polos a serem atendidos, o cronograma previsto do concurso desde a data da publicação do edital e as devidas nomeações, se haverá cadastro de reserva e informações sobre a situação dos concursos já realizados para a devida nomeação.
Samantha dos Anjos – Assessoria de Imprensa