Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Por ano, cerca de 3 mil pessoas morrem por engasgo no Brasil 3y2b30

Por ano, cerca de 3 mil pessoas morrem por engasgo no Brasil
Compartilhe!

Situação comum pode levar a óbito, caso a vítima não receba o atendimento adequado 4s734t

Se engasgar é algo comum, mas a situação pode se tornar grave caso a pessoa não consiga rapidamente desobstruir a via respiratória, dando agem ao ar que vai para os pulmões. Ele a a ser uma emergência médica quando um objeto ou alimento bloqueia a laringe, impede a respiração, o que provoca a asfixia e se não for socorrida a tempo, resulta na morte da vítima.

Embora pareça simples de resolver, o engasgo é responsável por cerca de três mil mortes anuais no Brasil, tornando-se um problema de saúde pública. Atingindo indivíduos de todas as faixas etárias, mais especialmente bebês e idosos.

Em caso de engasgamento, a primeira ação deve ser chamar o serviço de emergência, o socorro rápido e eficiente é fundamental para evitar complicações. Enquanto o atendimento especializado não chega, a realização de manobra de desimpedimento das vias aéreas pode ajudar a evitar uma tragédia.

Manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é indicada pelo coordenador de urgência e emergência da Help Vida Cuiabá, Felipe Simioni, como alternativa para salvar a vida daqueles que se engasgarem.

“É necessário ter conhecimento para executar corretamente a manobra e conseguir liberar a agem de ar, sem prejudicar ainda mais a vítima”, alerta o médico socorrista.

Simioni explica que inicialmente é preciso se posicionar atrás da vítima, ar o braço ao redor do seu abdômen, em seguida colocar uma mão fechada na região conhecida popularmente como “boca do estômago” e a outra mão aberta deve ficar em cima da mão fechada. Na sequência efetuar movimentos de compressão para dentro e para cima, de modo a forçar a saída do alimento ou objeto liberando assim a via respiratória.

Se a vítima for uma criança, o ideal é se ajoelhar para realizar esses primeiros socorros.

Bebês – Especificamente em crianças com poucos meses de vida, a manobra é feita de forma mais delicada. Deve-se colocar o bebê de bruços em cima do braço e realizar cinco compressões na região entre as escápulas. Feito isso, coloque o bebê com a barriga para cima, ainda no braço e realize cinco compressões na região do osso esterno utilizando dois dedos.

Após as compressões, abra a boca do bebê e verifique se o objeto causador do engasgo pode ser visualizado. Se sim, retire-o cuidadosamente da boca. Caso não veja o objeto na boca do bebê, repita a manobra.

Lembrando que as vítimas inconscientes necessitam de atendimento médico especializado de urgência.

Sinais de engasgo

A pessoa engasgada apresenta alguns sinais que indicam a obstrução, como: tosse intensa, dificuldade para falar, respiração ruidosa, chiado, inquietação, levamento das mãos ao pescoço como se estivesse sufocada, palidez e coloração arroxeada em alguns casos.

Dicas para evitar engasgos

Apesar de ser uma situação potencialmente perigosa, algumas medidas simples adotadas podem evitar engasgos, são elas: evitar conversar durante as refeições, alimentar-se devagar, cortar os alimentos em pedaços pequenos e mastigar bem.

Em relação às crianças evite deixar objetos pequenos que possam ser engolidos em locais de fácil o, corte bem os alimentos oferecidos aos “pequenos”, ensine a mastigar bem os alimentos e evite que a criança brinque durante as refeições.

Por ZF Press Notícias

Célio 52g1d

Especialista esclarece as novas regras para cirurgia bariátrica

Especialista esclarece as novas regras para cirurgia bariátrica 6l1g3q

Conheça os tipos e as principais causas da dor de cabeça

Conheça os tipos e as principais causas da dor de cabeça 103o6r

Dor de cabeça frequente não é normal: saiba quando buscar ajuda médica

Dor de cabeça frequente não é normal: saiba quando buscar ajuda médica g43r

Como a chegada do outono e inverno afetam o sistema imunológico?

Como a chegada do outono e inverno afetam o sistema imunológico? 1i6732

Secretária Municipal de Saúde Presta Esclarecimentos sobre Fila de Espera para Atendimento a Pacientes com TEA

Secretária Municipal de Saúde Presta Esclarecimentos sobre Fila de Espera para Atendimento a Pacientes com TEA 52h6d

SES promove série de ações para incentivar doação de leite humano em MT

SES promove série de ações para incentivar doação de leite humano em MT 352f1t

LIVE OFFLINE
track image
Loading...