Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Falta de chuvas obriga muito produtor a rever estratégias de plantio 5m3z4n

Falta de chuvas obriga muito produtor a rever estratégias de plantio
Compartilhe!

Tecnologia de monitoramento da lavoura que utiliza inteligência artificial é uma das alternativas disponíveis aos agricultores no realinhamento do planejamento, auxiliando na redução dos impactos econômicos t2g3a

O relógio tem corrido contra o produtor brasileiro nas últimas safras e nessa temporada (2024/25) não é diferente. Com as condições climáticas desfavoráveis os trabalhos andam atrasados nas principais regiões produtoras do País. Segundo dados mais recentes da Conab, o plantio da safra de soja alcançou 9,1% da área até a segunda semana de outubro. A nível de comparação, na mesma data do ano ado, a semeadura atingia 19%.

Mesmo diante desse descomo, a companhia mantém previsão positiva. Para a soja, a estimativa é de um crescimento de 2,8% na área semeada. Ainda assim, a produção da oleaginosa deve aumentar 12,7%, para 166,05 milhões de toneladas. Fato é que para essas previsões se confirmarem, muitos produtores que realizaram o plantio esperando a chuva (que ainda não chegou) estão tendo que recalcular a rota e as estratégias.

 “Aqueles que não utilizam irrigação, para não perder a janela, apostam na semeadura no seco, porém, como em algumas regiões as águas não vieram como o esperado, muitos estão revendo todo o planejamento”, destacou, Victória Corrêaengenheira agrônoma e especialista em sustentabilidade da AGTech Sima – Sistema integrado de monitoramento agrícola.

Como alternativa para esse cenário complicado, o emprego de tecnologias se torna essencial para ajudar a classe produtora a reduzir os custos, que já estão elevados. A SIMA, por exemplo, focada em agricultura inteligente, oferece um aplicativo que possibilita o monitoramento no campo de forma georreferenciada, analisando dados em tempo real e gerando ordens de serviço automaticamente.

Além disso, a SIMA proporciona economia de tempo e custos, principalmente ao evitar aplicações desnecessárias, otimizando recursos. A plataforma também facilita a comunicação entre as equipes no campo, promovendo uma tomada de decisões mais ágil e assertiva, o que contribui para melhorar a produtividade e maximizar os resultados dos produtores.

Entre essas soluções disponibilizadas na plataforma, está a ferramenta de planejamento de safra. Ao ar o app, o agricultor cadastra as culturas, as safras e pode detalhar por área plantada ou talhões. Também é possível acrescentar a expectativa de colheita, condições, espaçamentos entre linhas, tipo de plantio e data de fechamento da semeadura. A ferramenta permite ainda mencionar áreas de testes, variedades do híbrido, entre outras informações. “Por ser editável, o produtor tem a liberdade de fazer os ajustes necessários como em momentos como este de replanejamento”, disse a engenheira agrônoma.

Controle de stand de plantas

O controle de stand de plantas é outra funcionalidade importante da plataforma da Sima, pois possibilita ao produtor o o a informações como: contagem de linhas de plantio, distância, coeficiente de variação e realização, desvio fenológico e padrão, tudo isso a partir de relatórios gerados via fotos do celular. A ferramenta que utiliza inteligência artificial faz a análise com precisão sem a necessidade de medição manuais, como por exemplo trena, algo muito demorado e às vezes até impreciso.

Na prática os agricultores que não foram beneficiados com a chegada das chuvas, por exemplo, podem avaliar ao decorrer dos dias se aconteceu a germinação suficiente das plantas ou se haverá a necessidade de um replantio. “Este ponto é muito importante, pois a realização de um replantio tem um custo muito alto ao produtor, muitas vezes inviável. Portanto, a ferramenta da Sima ajuda na tomada de decisão com base em dados precisos e ainda colabora com a redução de novos custos”, finalizou a especialista em sustentabilidade.

Sobre

SIMA é uma AgTech que surgiu em 2014 com o objetivo de oferecer aos produtores uma plataforma simples, completa e inteligente para monitorar, controlar e analisar dados. Hoje a empresa está presente em 8 países da América Latina e possui mais de oito milhões de hectares monitorados. Mais informações em: https://www.sima.ag/pt. 

Ruralpress

Kassiana Bonissoni

Célio 52g1d

Aprovado projeto de lei que estimula permanência de jovens no campo

Aprovado projeto de lei que estimula permanência de jovens no campo 4xl44

Mecanização ajuda cafeicultura mineira a enfrentar desafios

Mecanização ajuda cafeicultura mineira a enfrentar desafios 4655a

Com semente 100% produzida no Brasil, cultivo de canola pode decolar como biocombustível ao setor aéreo

Com semente 100% produzida no Brasil, cultivo de canola pode decolar como biocombustível ao setor aéreo 6d5x3l

Com apoio do Senar/MT, cafeicultores de Juína melhoram produção e enxergam novos caminhos no campo

Com apoio do Senar/MT, cafeicultores de Juína melhoram produção e enxergam novos caminhos no campo 5e2u4r

Mato Grosso marca presença na 92ª Sessão Geral da WOAH em Paris com representantes da Famato, Governo e setor produtivo

Mato Grosso marca presença na 92ª Sessão Geral da WOAH em Paris com representantes da Famato, Governo e setor produtivo 17505j

Wilson Santos destaca programa “Solo Vivo” que vai fomentar a cadeia produtiva de MT

Wilson Santos destaca programa “Solo Vivo” que vai fomentar a cadeia produtiva de MT 5z3o5n

LIVE OFFLINE
track image
Loading...