Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Professor da UFMT recebe grau de reconhecimento em congresso nos Estados Unidos 1v2q3q

Professor da UFMT recebe grau de reconhecimento em congresso nos Estados Unidos
Compartilhe!

Anualmente é realizado nos Estados Unidos o Electrical Safety Workshop (ESW2024), que é o maior congresso mundial sobre segurança no uso da eletricidade. 5m1125

O professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Danilo de Souza tem participado do congresso. E mais uma vez, o seu grupo de pesquisa teve um estudo premiado. O Prof. Danilo apresentou o trabalho “Análise das Mortes por Choque Elétrico e a correlação com o Índice de Desenvolvimento Humano no Brasil (título traduzido)”.

A pesquisa demonstra o elevado número de acidentes de origem elétrica, como incêndios e choques elétricos que são preocupantes e estão aumentando sistematicamente. A pesquisa apresentada no ESW2024 analisou dados dos últimos 10 anos de mortes por choque elétrico, demonstrando uma forte correlação entre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o número de acidentes. Como por exemplo, o estado com o maior IDH do país é São Paulo, que tem aproximadamente 04 mortes por choque elétrica para 1 milhão de habitantes por ano. Já o Estado do Maranhão, que possui um dos menores IDHs do país, tem um número quase 05 vezes maior.

O prof. Danilo de Souza explica que pobreza, também resulta no maior número de acidentes elétricos, devido à falta de qualidade das instalações elétricas e de conhecimento da população, e dos trabalhadores. “A pobreza é um condição que provoca sofrimento e abrevia a vida das pessoas de várias formas, não sendo viável categorizá-la em tipos específicos, como frequentemente proposto. Portanto, este trabalho demonstrou a evidente relação entre pobreza e a falta de segurança elétrica”.

A partir da análise de dados referentes 10 anos dos acidentes de origem elétrica com vítimas fatais, os pesquisadores construíram um programa de diretrizes contendo um conjunto de ações para a redução dos acidentes, em diferentes grupos da sociedade. Contendo iniciativas para o setor público, e diferentes agentes do setor privado.

Segundo o professor Danilo, a pesquisa só foi possível graças ao forte envolvimento da ABRACOPEL – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, por meio do seu diretor de Assuntos Educacionais Walter Aguiar. A Abracopel é uma entidade que completa 19 anos em 2024, e vem lutando pela mudança de cultura na segurança com eletricidade.

Também participou da pesquisa o prof. Hédio Tatizawa que lidera que o Grupo de Desempenho e Segurança de Equipamentos e Materiais Elétricos (DESEME) da Universidade de São Paulo.

Da assessoria de imprensa

Célio 52g1d

Neuropsicopedagoga cuiabana leva método inovador de comunicação para autistas em congresso em MG

Neuropsicopedagoga cuiabana leva método inovador de comunicação para autistas em congresso em MG 631u55

Seduc realiza consulta em 31 escolas da Rede Estadual para conversão em modelo cívico-militar

Seduc realiza consulta em 31 escolas da Rede Estadual para conversão em modelo cívico-militar 2g705l

Alunos do Sesc Escola Cuiabá conquistam vagas em cursos nas instituições de ensino superior de Mato Grosso

Alunos do Sesc Escola Cuiabá conquistam vagas em cursos nas instituições de ensino superior de Mato Grosso 5pw5c

Criança com TEA terá auxilio pedagógico exclusivo após intervenção da Defensoria Pública

Criança com TEA terá auxilio pedagógico exclusivo após intervenção da Defensoria Pública 4q225f

Restrição ao uso do celular nas escolas: quais são as orientações gerais do MEC às redes de ensino

Restrição ao uso do celular nas escolas: quais são as orientações gerais do MEC às redes de ensino 1z3f4u

Seduc lança manual sobre proibição do uso de celulares nas escolas da rede estadual de ensino

Seduc lança manual sobre proibição do uso de celulares nas escolas da rede estadual de ensino 4d396t

LIVE OFFLINE
track image
Loading...